fechar

Fatores que aumentam a vida útil das ferramentas na indústria

Fatores que aumentam a vida útil das ferramentas na indústria

O uso de ferramentas dentro das indústrias é algo constante, assim como em nossas residências em serviços domésticos. Mas para que tenham maior vida útil, é necessário observar alguns cuidados fundamentais durante e após a sua aplicação. De forma que preserve a integridade física dos operadores e evite o desperdício de material, bem como os danos aos equipamentos. Ferramentas de qualquer espécie podem se fragmentar e é de responsabilidade do usuário observar as normas de segurança e utilizar adequadamente os EPI’s.

Pensando nisso a IFLA separou 3 cuidados essenciais para você ter com as suas ferramentas

#1 Limpeza:

É necessário realizar a higienização adequada ao fim de cada uso, com intuito de estender sua durabilidade e assegurar que seu funcionamento não perca eficiência. É muito importante não guardar as ferramentas molhadas ou úmidas, pois dessa forma irão enferrujar de forma mais fácil. Procure aplicar uma leve camada de óleo lubrificante em ferramentas metálicas para diminuir o risco da oxidação, mas nunca faça isso em ferramentas elétricas, pois pode causar curto!

#2 Armazenamento:

Não se deve expor as ferramentas à ambientes ou substâncias potencialmente agressivas como ácidos, umidade e sais, pois são fatores que acabam diminuindo sua vida útil. O ideal é ter uma caixa de ferramentas ou algum lugar adequado longe dos ambientes acima citado para armazenamento. Outro ponto importante é não armazenar em locais altos, porque podem cair e causar danos físicos a quem estiver próximo. Deixe-as próximas ao solo.

#3 Uso correto:

Cada ferramenta é desenvolvida com um propósito e por isso vale lembrar que nunca se deve alterar sua estrutura. Pois é muito comum até mesmo em grandes indústrias ver operadores improvisando ferramentas para solucionar uma operação. Qualquer ferramenta possui uma vida útil e utilizar a mesma de forma inadequado, reduz a sua durabilidade.

Veja abaixo algumas recomendações para aumentar a vida útil das ferramentas dentro da indústria

  • Cuidado e bom senso dos operadores;
  • Respeitar criteriosamente as limitações de torque indicadas na norma para cada especificação de bitola;
  • As ferramentas não devem entrar em contato em condições de alta temperatura;
  • Atenção com deslocamento do eixo durante o aperto;
  • Acionar a parafusadeira apenas após encaixe no parafuso. (Se aplica apenas para ferramentas utilizadas em parafusadeiras ou chaves de impacto);
  • Parafusos com cavidade rasa, tendem a desgastar o perfil de encaixe das ponteiras e bits;
  • Utilizar ferramentas dentro das normas exigidas para cada produto.

Agora que sabemos que é essencial tomar alguns cuidados com as ferramentas para que assim se prolongue a sua vida útil, que tal aplicarmos esses cuidados e recomendações. A IFLA com 44 anos de experiência no mercado de ferramentas entende que é de suma importância tomar todos esses cuidados e precauções. Ferramentas bem cuidadas e utilizadas de forma adequada é sinônimo de durabilidade!

Abrir Chat
Como podemos lhe ajudar?
Olá, Como podemos lhe ajudar?
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Copy Link
  • Email
  • Print
Copy link
Powered by Social Snap