fechar

Ferramentas Especiais: Porque elas são essenciais no setor industrial?

Ferramentas Especiais: Porque elas são essenciais no setor industrial?

As ferramentas especiais vêm sendo cada vez mais requisitadas no setor industrial. E o que poderia explicar essa demanda? Acontece que muitas indústrias desde pequena à grande porte, necessitam de ferramentas especiais para atender situações em que as ferramentas convencionais não se aplicam. Em alguns casos é muito comum ver o uso de ferramentas improvisadas para execução de algum processo industrial, seja ele numa montagem ou até mesmo para manutenção de máquinas e equipamentos.

A IFLA além dos produtos de série, também desenvolve ferramentas especiais para soluções específicas. Dedicamos essa atenção especial a esta atividade porque consideramos parte essencial do nosso escopo de soluções de aparafusar.

Em quais situações se aplicam as ferramentas especiais?

  • FERRAMENTAS IMPROVISADAS OU INADEQUADAS: É muito provável que essa situação aconteça desde um serviço doméstico até uma operação industrial. Muitas vezes nos deparamos com situações onde não possuímos a ferramenta correta para execução de um serviço. E isso leva o operador a improvisar ferramentas convencionais, podendo ser utilizado até mesmo mais de uma ferramenta. Podemos chamar isso de “gambiarra”, quando nos referimos a uma solução improvisada para resolver um problema ou para remediar uma situação de emergência.
  • SEGURANÇA: Esse fator está ligado diretamente ao tópico anterior, pois o uso incorreto de uma ferramenta pode causar acidentes de trabalho. Isso acontece quando vemos ferramentas soldadas ou até mesmo encaixadas para atender uma situação especifica. O risco da mesma se quebrar ou desprender durante a operação é muito grande, pois ocorre vibração excessiva. Devido a isso não recomendemos modificar a estrutura original da ferramenta.
  • RESTRIÇÃO DE ACESSO: Podemos citar como exemplo a indústria aeronáutica, que possui em sua montagem diversas porcas e parafusos fora do padrão de mercado. Nesses casos são desenvolvidas ferramentas especiais somente para uma finalidade ou propósito. Tendo como objetivo garantir o acesso para uso exclusivo do fabricante.
  • AGILIDADE INDUSTRIAL: Muitos processos industriais necessitam de agilidade na sua execução e para isso acontecer é necessário desenvolver uma ferramenta sob medida. Pois acontece que algumas máquinas e equipamentos que executam um devido serviço, exigem comprimentos, diâmetros e até mesmo encaixes especiais.

Podemos concluir que a necessidade de uma ferramenta especial se dá em pelo menos em uma das situações citadas acima. Em alguns casos mais específicos podemos identificar até mesmo mais de uma situação simultânea. Durante seus 44 anos de existência, a IFLA já desenvolveu inúmeras ferramentas especiais para os mais variados segmentos industriais.

Veja abaixo algumas ferramentas especiais fabricadas sob medida para clientes

Caso queira mais informações sobre alguma ferramenta acima ou esteja precisando desenvolver uma ferramenta especial para o seu processo fabril, faça contato conosco para que possamos analisar a sua necessidade.

Abrir Chat
Como podemos lhe ajudar?
Olá, Como podemos lhe ajudar?
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Copy Link
  • Email
  • Print
Copy link
Powered by Social Snap