fechar

Ponteiras e Bits: Entenda suas 3 diferenças básicas

Ponteiras e Bits: Entenda suas 3 diferenças básicas

As ponteiras e bits nos auxiliam no aperto e desaperto de parafusos de maneira extremamente ágil e precisa. É muito utilizada de maneira acoplada em chaves manuais ou em parafusadeiras. A sua fixação se dá por encaixes , sendo que a medida mais comum é a de 1/4″, mas podendo também nos encaixes sextavados de 5/16″ e 7/16″.

 

As ponteiras e bits mais utilizados na indústria são os de perfis Philips, Torx, Pozidriv, Allen e a Fenda. Existe ainda outros tipos de perfis que não são tão conhecidas como: Pentalobular, Tri Wing, Torq Set e Multidentado. Mas você saberia diferenciar uma ponteira de um bits? Nesse conteúdo vamos explicar 3 diferenças básicas entre as ponteiras e bits de qualquer perfil.

Conheça 3 diferenças básicas entre as ponteiras e bits

#1 COMPRIMENTO: Podemos diferenciar facilmente uma ponteira de um bits pelo seu comprimento. Os bits você sempre irá encontrar no comprimento de 25mm, já as ponteiras possuem comprimentos a partir de 50mm e podendo chegar até 300mm.

#2 TIPOS DE ENCAIXE: As ponteiras e bits possuem encaixes diferentes, sendo que a ponteira possui encaixe do tipo “E” e o Bits possui encaixe do tipo “C”. Mas o que significa exatamente esses dois tipos de encaixes ? Na imagem abaixo você pode visualizar como são esses encaixes e o que os  torna  diferentes.

Encaixe Tipo "C"

Encaixe tipo C

Friso estreito para retenção no anel do adaptador.

Encaixe Tipo "E"

Encaixe tipo E

Friso largo para retenção na esfera da parafusadeira.

#3 APLICAÇÃO: Como vimos acima nos dois tipos de encaixes, logo podemos concluir que as ponteiras serão sempre para uso em parafusadeiras e os bits para uso em adaptadores e prolongadores, tipo suporte para bits.

É muito comum ver operadores usando a ferramenta de forma inadequada. Isso se dá pelo fato de não ter conhecimento dessas diferenças básicas. O uso incorreto pode influenciar diretamente na vida útil do produto. Agora que sabemos um pouco mais sobre as suas diferenças, fica mais fácil de identificar o que é uma ponteira e o que é um bits.

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Email
  • Print
  • Copy Link
Copy link
Powered by Social Snap