fechar

Saiba porque as ponteiras IFLA podem aparafusar qualquer parafuso Phillips

Saiba porque as ponteiras IFLA podem aparafusar qualquer parafuso Phillips

No mercado atualmente podemos encontrar facilmente diversas marcas de ponteiras e bits. Mas sabemos que uma ponteira de boa qualidade faz a total diferença, seja na hora de apertar ou afrouxar algum parafuso. Os parafusos muitas vezes passam despercebidos, mas eles estão presentes em todos lugares a nossa volta como por exemplo: móveis, eletroeletrônicos, veículos, máquinas e equipamentos em geral. A IFLA tem como compromisso com seus clientes, fornecer produtos de alta qualidade, durabilidade e eficiência. Por isso a fabricação das nossas ponteiras e bits passam por rigorosas normas de qualidade.

Existem diversos tipos de parafusos e hoje iremos falar sobre os Phillips ou Fenda cruzada, como também podem ser chamados. As ponteiras e bits apresentam medidas diferentes que variam de acordo com o parafuso utilizado, com variados encaixes e comprimentos. As ponteiras e bits possuem uma nomenclatura padrão para definir a medida da ponteira como: PH0, PH1, PH2, PH3 e PH4. Mas o que quer dizer exatamente isso e como eu posso saber qual dessas ponteiras utilizar no meu parafuso?

A sigla PH se refere ao perfil Phillips da ferramenta e o número que acompanha se refere ao diâmetro da ponteira. Mas seria tão simples assim? A resposta é não! Esse número que acompanha de 0 a 4 possui uma tabela onde cada número corresponde a uma medida de diâmetro padrão para todas as ponteiras e bits phillips que você for encontrar em qualquer lugar do mundo. Veja abaixo a tabela de medidas:

Como escolher a medida ideal da ponteira phillips para o seu parafuso

As ponteiras IFLA possuem cinco medidas que apertam ou afrouxam qualquer parafuso phillips, mas para escolher a medida ideal, precisamos verificar qual o diâmetro da rosca do parafuso. Por exemplo, se o seu parafuso phillips possui 3,5mm de diâmetro na rosca, quer dizer que o seu parafuso é M3,5. As medidas da rosca dos parafusos geralmente estão representadas com a letra M e a sua medida sempre será em milímetros.

Digamos que você vai a uma loja de parafusos e encontra uma caixa de parafusos phillips com a seguinte medida: 3,5×40. Mas o que aconteceu com a letra M? Geralmente quando se compra um parafuso, dificilmente irá se pedir um M1, M2 ou M3,5, pois como já dissemos anteriormente existem diversas medidas de parafusos. Então na hora de comprar o parafuso, você sempre vai solicitar pelo diâmetro da rosca e seu comprimento, portanto a medida de 3,5×40 significa que o parafuso que deseja tem diâmetro de rosca 3,5mm por 40mm de comprimento. Veja a imagem abaixo:

Agora que já sabemos qual é a medida do diâmetro da rosca do parafuso, como vamos identificar a ponteira ideal para ele? Assim como cada ponteira phillips tem uma medida de diâmetro padrão, existe uma tabela onde cada medida corresponde a quais parafusos ela serve. Veja a tabela abaixo:

Se usarmos o parafuso phillips 3,5×40 como exemplo vamos chegar na seguinte conclusão: O parafuso possui diâmetro de rosca de 3,5mm ou seja, um parafuso M3,5. Se formos analisar na tabela acima, iremos saber que que a PH2 seria a ponteira ideal para este parafuso, pois se enquadra entre 3,1 a 5,2. A tabela acima permitirá que você determine o tamanho da ponteira phillips necessária para qualquer parafuso phillips. As ponteiras PH2 e PH3 cobrem a faixa de parafusos phillips mais utilizados.

A IFLA possui ponteiras e bits Philips para trabalhar manualmente, onde não requer tanto aperto de parafusos e em uso geralmente doméstico. Já nas linhas de produção ou montagem, o mais recomendado é o uso de parafusadeiras onde as quantidades são grandes e o tempo é cronometrado. Trabalham de forma sequencial transformando e montando produtos semi acabados e acabados destinados ao consumo.

Vários fatores fazem com que as ponteiras Philips não executem totalmente sua função. Mas o problema muitas vezes não é da ferramenta. Por isso é importante observar se a ponteira ou bits está de acordo com o parafuso. Em caso de dúvida, consulte a tabela acima para verificar qual é a medida da ponteira ideal para executar o serviço com eficiência.

IMPORTANTE: Parafusos pintados ou banhados ficam com a cavidade Phillips reduzida e tendem a desgastar o perfil de encaixe da ponteira, nestes casos requer uma ponteira sob medida. A IFLA além dos produtos de série, também desenvolve ferramentas especiais a partir de amostras ou desenhos técnicos. Parafusos enferrujados e que sofreram ação do tempo podem ser difíceis de tirar por não terem mais aderência necessária.

Abrir Chat
Como podemos lhe ajudar?
Olá, Como podemos lhe ajudar?
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Copy Link
  • Email
  • Print
Copy link
Powered by Social Snap