fechar

Soquete de Impacto encaixe 1/2″: O que você precisa saber sobre essa ferramenta

Soquete de Impacto encaixe 1/2″: O que você precisa saber sobre essa ferramenta

O soquete de impacto encaixe 1/2″ se chama assim por um motivo, ele é projetado para resistir intensos impactos. É fabricado conforme norma DIN 3129 e possui na sua composição elementos importantes que o torna uma ferramenta robusta e versátil. O soquete de impacto encaixe 1/2″ pode ser utilizado em chaves de impacto elétricas ou pneumáticas. Em alguns casos essas chaves de impacto não irão ter controle de torque, mas devem ser especialmente de impacto.

Portanto, toda vez que você pensar em usar um soquete comum (cromado e brilhante) na extremidade da sua chave de impacto, lembre-se de usar seus equipamentos de segurança. Pois sabemos que esse tipo de soquete não é projetado para chaves de impacto. Gostaria de saber mais sobre as diferenças entre o soquete de impacto e o soquete comum, então leia o nosso blog sobre isso: Soquete de impacto X Soquete comum: Saiba como diferenciar.

Soquete de impacto encaixe 1/2": Saiba mais sobre essa ferramenta

O soquete de impacto 1/2″ foi desenvolvido para apertar e afrouxar porcas e parafusos utilizando máquinas de impacto que possuem encaixe quadrado de 1/2″. É uma ferramenta de qualidade que garante o fluxo do processo. É ideal para porcas e parafusos com perfil de encaixe sextavado, estriado e surface. Possui acabamento oxidado preto, que aumenta a proteção contra oxidação e corrosão. Os soquetes de impacto de 1/2″ da IFLA Ferramentas você irá encontrar disponível em três comprimentos:

Soquete curto

38mm de comprimento

Soquete longo

50mm de comprimento

Soquete extra longo

80mm de comprimento

Em alguns casos é possível fabricar em comprimentos maiores ou até mesmo de acordo com a necessidade do cliente. Quando isso acontece chamamos de “ferramenta especial”, pois foge do padrão de comprimentos de linha. A IFLA é uma das pouquíssimas empresas que fabricam soquetes de impacto sob medida.

Dicas de segurança com os soquetes de impacto encaixe 1/2"

Para garantir total confiabilidade e eficiência produtiva com a utilização do soquete de impacto 1/2″, é necessário observar algumas práticas que aumentam sua segurança de aplicação. Assim preservando a integridade física dos operadores e evitando o desperdício de material, bem como os danos a equipamentos. Ferramentas de qualquer espécie podem se fragmentar. É de responsabilidade do usuário observar as normas de segurança e utilizar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Separamos abaixo algumas dicas muito importantes:

  • Observar a medida correta entre porca/parafuso e o soquete, evitando o desgaste e a deformação das ferramentas.
  • Utilizar somente acessórios de impacto compatíveis (ex.: adaptadores, reduções, extensões e etc);
  • Não alterar as formas e dimensões gerais dos soquetes e acessórios, pois, além de fragilizar o produto, provoca a perda da garantia;
  • Não utilizar arames ou adaptações para prender o soquete ou acessórios no quadrado da máquina;
  • A não observância das orientações acima poderá expor o operador a acidentes.

Como aumentar a vida útil dos soquetes de impacto encaixe 1/2"

Vale lembrar também que é preciso realizar a higienização adequada ao fim de cada uso, com intuito de estender sua durabilidade e assegurar que seu funcionamento não perca eficiência. Após o manuseio do soquete, aconselha-se a aplicação de uma fina camada de óleo protetivo para evitar oxidação. Confira abaixo alguns fatores relevantes para aumentar a vida útil da ferramenta:

  • Cuidado e bom senso dos operadores;
  • Respeitar criteriosamente as limitações de torque indicadas na norma para cada especificação de bitola;
  • O soquete não deve entrar em contato em condições de alta temperatura;
  • Não expor à ambientes ou substâncias potencialmente agressivas, como ácidos, umidade e sais;
  • Atenção com deslocamento do eixo durante o aperto;
  • Acionar a parafusadeira de impacto apenas após encaixe no parafuso ou porca.
Leu o conteúdo e mesmo assim ficou com alguma dúvida que não foi abordado no texto?  Não tem problema. Basta enviar um e-mail para marketing@ifla.com.br que iremos lhe responder o mais breve possível.
Abrir Chat
Como podemos lhe ajudar?
Olá, Como podemos lhe ajudar?
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Copy Link
  • Email
  • Print
Copy link
Powered by Social Snap